segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Hugo Chávez e as FARC

Imagem: montagem de fotos do Google



Hugo Chávez, o caudilho venezuelano, tem claras aspirações a líder latino americano tipo herói além fronteiras. Para tal as recentes propostas de alterações da legislação venezuelana, felizmente para a democracia da região derrotada em plebiscito pelos venezuelanos, tentavam formalizar os seus objetivos. No seu Artigo153, dizia o seguinte: “Art. 153 Criação de um espaço geopolítico dentro do qual os povos e os governos de nossa América possam construir um só projeto supranacional, a que Simón Bolivar chamou uma Nação de Repúblicas.” Ou seja, para cumprir a sua legislação haveria, por obrigação, ter que interferir na política dos seus países vizinhos.
Recentemente caiu nas mãos do mesmo a negociação de reféns das FARC – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. É claro que é sempre bom ver reféns, com ou sem sobrenomes, serem libertos, mas até então não sei exactamente como surgiu a idéia, e porque, de convidarem o Chávez para intermediar tal negociação. Porque escolheram a dedo duas personalidades para serem o alvo das negociações? Que parceria estará nascendo entre as FARC e Hugo Chávez? Não esta havendo aqui só uma movimentação e demonstração de boa vontade das FARC, porque de outra forma não seqüestrariam novos reféns logo após libertarem as duas vítimas de algumas centenas que já têm na mão... libertação e demonstração de boa vontade como resultado da intermediação do Chávez !...
Há que se ter um pé atrás com as informações que vêem da terra do Tio Sam sobre o Chávez, mas de lá apareceram agora notícias que em 2007 diminuíram as apreensões de forma substancial de produtos do tráfego de cocaína em terras venezuelanas (tráfego este em muito alimentado pelas Farc na região), embora algumas boas refinarias tenham sido ainda desmanteladas no país.
Hoje surgem notícias que parte do armamento usado pelas Farc e da ELN têm como origem a Venezuela, embora não se possa acusar Chávez. Poderá haver aí a tal corrupção conhecida nos militares da Venezuela ou em outras estruturas governamentais e não governamentais do país.
Para ajudar, surge o Chávez solicitando que a Europa e o USA retirassem as FARC das listas de grupos terroristas em conseqüências do acto de boa vontade pela libertação das reféns Clara e Consuelo. Isso já depois das mesmas FARC terem logo em seguida terem feito um novo seqüestro...
Chávez está virando, no mínimo, o garoto propaganda da FARC, e as FARC fazendo o mesmo das senhoras Clara e Consuelo.
Mas é claro que Chávez não acredita que o seu potencial esteja só para menino propaganda...os outros é que deverão ser meninos propaganda e meios de atingir os seus objetivos além fronteiras

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente se ele fizesse um teste imediato e neutro de "anti doping" ficaria claro que o este novo caudilho sul americano,anda medendo o nariz en lugares impróprios para um chefe de estado democrático.
Não só nos moldes do avó Fidel, Caudilho Nr.1, adoraria ele ser o Napoleão da America Latina, usando de qualquer "principio" para arrebanhar sempre mais poder. Apoiar uma organização como a FARC que mantém pessoas presas (sem julgamento) à mais de 10 anos, só prova mais uma vez os seus valores políticos e humanos.

Antonio Maria