domingo, 31 de agosto de 2008

Série "Moçambique – O meu Setembro de 1974"

Fonte da imagem: DPD - Loja 6
Parte I





Em 1974, navegava eu para os meus 14 anos de idade, morava em Vila Pery, quando no final de Junho daquele ano o meu irmão mais velho, o Duarte, teve um grave acidente de carro quando foi buscar, em companhia do amigo Altímetro, um outro amigo, o Alferes Carlos Banha, a Tete, para passar o final de semana com o pessoal.




Quando já estavam perto de Vila Pery, o Duarte não segurou o VW em uma curva e bateu na roda de uma Toyota (jeep) e saíram capotando para fora da estrada.




O motorista da Toyota não sofreu nada, além do susto, que o levou a dar uns tiros para o ar, pois algo lhe fez achar que podia haver ali alguma coisa com os “turras”. O Altímetro e o Carlos Banha tiveram algumas escoriações sem maior gravidade.




Ao Duarte só lhe faltou encomendar a Missa do 7º. Dia, pois a estremunção chegou a ser-lhe dada já no Hospital da Beira, para onde havia sido evacuado em uma cena cinematográfica, pois vários carros foram para o aero-clube de Vila Pery para iluminar a pista para uma pequena avionete decolar durante a noite, com o mesmo inconsciente na companhia da minha Mãe e de um enfermeiro, pois não havia um médico disponível para o fazer.




Com o Hospital da Beira com os serviços parcialmente em greve, e já com o Duarte saído do coma, o mesmo foi enviado para Lourenço Marques para lá passar por algumas cirurgias.
A minha Mãe não o largou. Nós, os quatros irmãos (duas miúdas e dois miúdos), que havíamos ficado em Vila Pery, ao chegar o período de férias, fomos acompanhar a recuperação do Duarte em LM.



Setembro foi chegando, o Acordo de Lusaka se aproximava, mas a Feira do Chimoio e os seus bailes também.

A minha Mãe tinha que ir a Vila Pery resolver algumas coisas. Foi de auto-carro. Consegui convence-la a deixar-me ir uns dias depois com um amigo, mais velho. Os amigos dos meus irmãos mais velhos eram também meus amigos, se bem que nem todos os meus amigos, putos, eram amigos dos meus irmãos. A Mãe acabou por me liberar essa boleia no Datsun SSS, e no dia 5 de Setembro de 1974 já eu estava na Feira do Chimoio, a ver os bois, vacas, stands, moto cross com malta de todo Moçambique, em especial os craques da Beira, charros, miúdas.




(Continua...)

Nenhum comentário: