sábado, 9 de agosto de 2008

Festa em Pequim

Fonte da Imagem: Site do Estadão

A festa de abertura das Olimpíadas de Pequim mais uma vez confirmou a regra de que a cada 4 anos os países sede se superam para apresentar sempre algo superior ao que se viu no passado.


Quando estava olhando a tela da TV, envolvido pelos conceitos do esporte e o desfile de cultura que a festa nos proporciona, até esquecia-me o que se vem passando no Tibete, e na falta de liberdade em todos os níveis da sociedade chinesa.


Como acontece com maioria do público, no decorrer do evento estou sempre da expectativa do momento do se acender a Pira Olímpica. E de novo, foi o ápice da festa! Quando o ex-ginasta chinês Li Ning é erguido do solo, e como se flutuasse simula uma corrida à volta do estádio, até que chega à base da Pira e com a sua Tocha acende o gigante rastilho para alimentar a chama que deverá ficar acessa até ao último dia dos jogos, me voltou à consciência a chama da luta do povo do Tibete e de todos os chineses que buscam liberdades democráticas para que se sintam ainda mais orgulhosos de pertencerem a um país com a história da China.

Nenhum comentário: