domingo, 30 de novembro de 2008

Comunismo, o que faliu? O sistema político ou os seus conceitos? Ou ambos?

Manifesto Comunista de Karl Marx e Engels

3 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvida uma visão bem real do mundo que temos hoje. No entanto é pena que Marx e Engels não calcularam nessa ideologia o lado negativo do Ser Humano. (factores como avidez, mesquinharia, ganância de poder e inveja)
O Ser Humano queria a causa e base desse sistema igualitário e social, é ao mesmo tempo o principal culpado do fracasso do mesmo.
Quem viveu a perseguição política e profissional, desde as bases celulares nos bairros, onde se decidia o futuro profissional e sobrevivência de uma família. (Basta um líder de "célula" de bairro acusar alguém de reacionário ou boicotador, para ele(a) ser encostado na prateleira da vida)
Quem sobreviveu aos campos de "reeducação" ou serviu nas "Vilas de férias" onde só os ligados/fiéis à linha única de pensamento do partido, tinham acesso.
Sabem que infelizmente essa linda teoria, tal como muitas outras pregadas em várias religiões mundo afora, no fim acaba em auto-destruição, pela mentalidade e valores corruptos, da nossa natureza. Humana para os amigos e pior que animal, para os que não concordam connosco.

Por isso, mesmo gostando de acreditar que um dia o ser Humano realmente será dirigido por um auto-instinto humanista, até esse dia chegar para gerações futuras, prefiro modelos políticos onde a liberdade, o respeito e tolerância por várias maneiras de pensar, sejam as bases de convivência social. Educar sim, obrigar a pensar de um só maneira não!

António Maria

Zé Paulo Gouvêa Lemos disse...

Sem dúvida, Tó Maria.
Todo o sistema político estruturado em linhas "ditatoriais" nem mesmo irão falir...nascem falidos. Assim foi quando se tentou colocar à força, na Rússia ou em outros cantos do mundo, o comunismo. Já os conceitos que esta linha de pensamento defende mostra em muita coisa, embora não em tudo, que existem aqui valores a serem realmente revistos, e logo, neste capitalismo cada vez mais selvagem.
Forte abraço.
Zé Paulo

septuagenário disse...

Sem nunca ter lido qualquer filosofia nem ter estudado qualquer desses teóricos que se estudam nas universidades, o que se pode afirmar sem perigo de erro, é que dois "carneiros" marraram até partir os cornos: O primeiro carneiro a cair foi o comunismo selvagem e o segundo carneiro foi o capitalismo selvagem.
Ou seja, verdadeiramente a guerra fria deve ter terminado apenas neste momento, mas com os estragos vamos ver o que se segue. Os estragos foram muitos.

Cumprimentos