domingo, 30 de março de 2008

Fala o roto ao nú...ou o nú ao roto...

As imagens não são indicadas para pessoas mais sensíveis e muito menos para menores de 16 anos.

Coloco este vídeo aqui tão somente com o propósito de completar o post, além de defender a liberdade de expresão, mesmo que não concorde em absoluto com o que o autor do video buscou vincular com a inversão de valores.


Um deputado holandês de extrema direita divulga pela internet um filme de aproximadamente 10 minutos dentro de uma campanha onde, entre outras coisas, classifica o “Corão” de fascista e de incentivar a violência. Compara-o ao livro "Mein Kampf", do líder nazista Adolf Hitler, e propõe que se proíba o livro sagrado.
As reações, como esperado, já vieram a correr. Algumas, antecipadamente:

1- Ainda em Fevereiro, quando o deputado tentava negociar os direitos de divulgação do curta-metragem por alguma estação de televisão do seu país, os talibãs ameaçaram os aproximadamente 1.600 soldados holandeses que se encontram, em nome da ONU, em solo Afeganistão se o filme viesse a ser divulgado.
2- Os governos do Irã e do Egito reagiram e ameaçam boicote econômico à Holanda, como se tivesse sido a atitude do deputado uma posição oficial do Estado da Holanda.
3- Várias Associações muçulmanas holandesas apelam aos seus fiéis para se manterem calmos e não reagirem às provocações.
4- Uma acção cautelar, apresentada por uma Associação muçulmana holandesa, deverá ser julgada esta semana por um tribunal da Holanda.

Destas quatro reações, quais delas serão mais divulgadas pela mídia mundial, inclusive a ocidental? A 1, 2, 3 ou a 4? Aposto que as “1” e “2”, pois as menos conflituosas e de mais bom senso (“3” e “4”), ainda mais vindo de grupos muçulmanos, alimentam negativamente a política de se invadir o planeta com o terror da contra-informação do Bush e dos seus aliados, e a quem os seus inimigos até agora vêm agradecendo pois muito vem usando a seu favor.

Nenhum comentário: