sábado, 15 de março de 2008

Diplomacia "chaveriana"... de chaveiro...



Chávez chama Uribe para selar a paz após crise diplomática


Presidentes conversam pela primeira vez desde o afastamento do líder venezuelano da negociação com as Farc


REUTERS (Fonte: Estadão)


BOGOTÁ - Os presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe, e da Venezuela, Hugo Chávez, conversaram por telefone na quinta-feira, 14, num esforço para restabelecer a confiança após a superação da crise diplomática entre os dois países que durou mais de três meses, informou a Presidência colombiana. Trata-se da primeira comunicação telefônica entre os dois presidentes desde o início das tensões diplomáticas em novembro, deflagradas pela decisão de Uribe de cancelar a mediação de Chávez junto às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para tentar a libertação de reféns mantidos pelos rebeldes. "Foi realizada uma conversação telefônica entre os presidentes da República Bolivariana da Venezuela e da República da Colômbia, após uma ligação do presidente Hugo Chávez ao presidente Alvaro Uribe", disse um comunicado do governo colombiano. "Nessa conversa foi reiterada toda a vontade de restabelecer as melhores relações entre os governos e a confiança entre os governantes", acrescentou. Durante a crise diplomática, Chávez acusou o presidente colombiano de mentiroso, mafioso, paramilitar e de ser um boneco dos Estados Unidos. Embora Uribe tenha inicialmente respondido acusando Chávez de legitimar o terrorismo das Farc e de liderar um projeto expansionista, ele depois se manteve em silêncio mediante os repetidos ataques do colega venezuelano. A crise ganhou força depois que forças militares colombianas bombardearam uma região de selva no Equador sem autorização de Quito, num ataque em que o segundo na hierarquia das Farc Raúl Reyes foi morto. O Equador classificou a ação de massacre e a considerou uma violação da soberania do país. O presidente equatoriano, Rafael Correa, rompeu relações diplomáticas com a Colômbia. Em sinal de apoio ao colega equatoriano, Chávez ordenou um reforço militar na fronteira com a Colômbia. Mas a crise, durante a qual Uribe acusou Chávez e Correa de ter relações e de apoiar as Farc, foi superada durante reunião do Grupo do Rio, realizada na República Dominicana, onde os três presidentes fizeram as pazes. "Os dois presidentes renovaram o compromisso de confiança e colaboração mútua para que tanto a Colômbia quanto a Venezuela não sejam vítimas de grupos violentos, qualquer que seja sua origem", disse o comunicado do governo de Bogotá, em referência à conversa telefônica entre os dois líderes.

---------------------------------------

Este chaveiro das Farc, o Hugo Chávez, está mesmo com o rabo entre as pernas para fazer a tal ligação de "peace and love" ao Uribe.


As suas reações nos últimos episódios da diplomacia latino-americana foram de tal forma tão coerentes com a sua falta de coerência, com a sua defesa das Farc antes mesmo da defesa das fronteiras dos seus países vizinhos, que inclusive as próprias Farc não vêem respeitando fazem tempo e parece que isso ao Hugo não lhe aquece os miolos, que agora não tem mesmo outra alternativa, mesmo que temporária, que não seja a de colocar o rabinho entre as pernas e fazer o papel do menino bonzinho, amigo até do amigo do seu inimigo.

Nenhum comentário: