terça-feira, 21 de outubro de 2008

Dhlakama não está bem?

Fonte da imagem: BBC News


“Mas não me importo, sou bonito, nem pareço um antigo guerrilheiro. Pareço um europeu”.

Esta frase foi dita pelo lider do maior partido de oposição de Moçambique, a Renamo.
O sr. Afonso Dhlakama deveria, depois desta, se aposentar como político e se auto-exilar para o bem da nação que diz respeitar. Talvez com ele fora da política moçambicana se possa acreditar que a democracia moçambicana passe a ser levada mais a sério neste país, pois atitudes como esta só confirmam que esta personalidade não bate bem da bola e que vem desmoralizando a evolução da democracia moçambicana, que tanto precisa de uma oposição séria .
Isto sucedeu-se nos festejos do 29º. Aniversário da morte de André Matsangaíssa, considerado o fundador da Resitência Nacional Moçambicana, quando a viúva de Evo Fernandes, a sra. Ivete Fernandes, classificou Dhlakama de demagogo e reenvidicou que o partido da Renamo e os seus componentes nunca fizeram uma homenagem destas ao seu marido, morto em Portugal quando exercia um alto cargo no partido e, ao ver da mesma, sendo o maior responsável por ter dado um “cunho político à Renamo”.
Dhlakama ficou, pelo o que li, embaraçado e tentou desviar as atenções se auto-elogiando e entre outras colocações fez tal afirmação estupida.
Será que ele quiz dizer que nunca houveram guerrilheiros europeus? Ou o que será para ele referência de bonito e feio? Ou é só mesmo um piadista de muito mau gosto?
Este pessoal da Renamo gosta deste tipo de deslize. Já o edil da Beira, o sr. Simango, antes de ser deixado de lado pelo seu ex-líder na sua candidatura à reeleição, ao defender a sua candidatura vinculada à Renamo, falou umas bárbiries que conflitam com qualquer conceito de unidade moçambicana (ler aqui).
Depois ficam tristes porque não conseguem ganhar espaço político suficiente. É que deve haver gente a pensar que “ruim sem eles, pior com eles”.

Nenhum comentário: