domingo, 29 de abril de 2007

O Diamante Negro cubano!



No Água Lisa do João Tunes, vi a referência à entrevista que aqui reforço.


O talvez mais famoso preso político (agora ex-preso) de Cuba, Luis García Pérez "Antúnez", fecha a entrevista ao CUBANET assim:


GF: ¿Por qué se le conoce como de Diamante Negro?
A: En primer lugar, soy negro. Lo de diamante se debe a que es una piedra muy dura, que no se rompen ni se rajan.

sábado, 28 de abril de 2007

Cara e coroa, os dois lados da mesma moeda!

É interessante, quase engraçado, como ainda se percebe um vinculo forte entre «ex-colonizadores» e «ex-colonizados», quando se fala de Portugal e Moçambique.
Antes de eu aqui continuar a dizer qualquer coisa mais, devo esclarecer que não tenciono dar o tom de generalizar as personagens nem os conceitos aqui colocados. Nem de um, nem do outro lado.
Mas voltando, queria eu dizer como alguns «ex-colonizadores portugueses», alguns deles até nem mesmo sabiam até ao dia 25 de Abril de 1974 que o eram, que veem os moçambicanos como uns pobres coitados orfãos.
Já alguns dos que um dia foram os «colonizados», acham que os portugueses têm a mania que ainda são o “gáz da coca-cola" em relação à ex-ultramarina Moçambique. Que não dão o mesmo tratamento a moçambicanos em Portugal como os portugueses recebem em Moçambique.
E o interessante é que ainda conseguem vir hoje tentar convencerem-me que antigamente vivia-se tudo nos “conformes”. E quem mais me tenta convencer é exactamente o lado dos “ex-colonizadores” que ainda hoje acham os moçambicanos órfãos, e que generalizam atitudes menos inteligentes, como de um tal sr. Langa que escreveu uma crónica sobre “O problema das cartas de condução”, que tive a oportunidade de ler no blogue Ma-Schamba. E por causa deste post do JPT, tive mais uma vez a oportunidade de perceber o que aqui descrevo ao ler os comentários que lá foram colocados.
A falta de maturidade que a ditadura, que gosto de chamá-la de ditadura do Salazar, que entre outras coisas levou muitos portugueses irem até quase ao fim do Séc. XX acreditando que “Angola é nossa” e todas as outras ultramarinas também, continua ainda muito forte em gente que já vive em uma democracia há 32 anos, mas que às vezes parece que tem verdadeiramente saudades do velho Salazar e de quem deu continuidade ao seu sistema, mesmo que inconsciente ou mesmo disfarçada. (Esta minha conclusão não é em cima de todos os comentários do tal post e nem só destes mesmos comentários, evidentemente).
Já para manter a balança no prumo, temos em Moçambique uma parte do pessoal, que se bem que tenha saído de uma ditadura do Salazar acabou por apanhar uma outra ditadura que não podemos bem definir nomes, porque o grande líder que pelo menos acompanhou a Independência daquele país acabou por morrer, não se sabe se de “morte matada ou morte morrida”, que foi o Samora Machel, mas felizmente também já faz um pouco mais de 10 anos que por lá se vive uma certa democracia; mesmo que todos nós saibamos que muita coisa que Moçambique padece ainda tem sim a haver com a forma com que Portugal colonizou por quase 500 anos Moçambique, não venham ainda assim com mesquinhices, tipo cartas de condução do sr. Langa, porque acabam dando lenha é ao fogo de um grupo de saudosistas que adoram andar contra-a-mão, seja em Portugal ou em Moçambique, e às vezes até fora desses dois países.

terça-feira, 24 de abril de 2007

25 de Abril



Aumento da criminalidade

Os homicídios em São Paulo, Brasil, em 1960 eram de 6 a cada 100 mil habitantes por ano. Em 1990 foram para 70 a cada 100 mil habitantes por ano.

Fonte:
http://cienciaecultura.bvs.br

Entre 1973 e 1992, os crimes violentos nos Estados Unidos da América aumentaram 121%, com um custo social estimado de 100 milhões de dólares por dia.

Entre 1980 e 1995, no Brasil, no eixo Rio-São Paulo, os crimes violentos aumentaram nada menos do que 300%, gerando só no Rio de Janeiro um prejuízo de mais de um bilhão de dólares por ano.

Na Europa, cerca de 4 milhões de mulheres sofrem anualmente algum tipo de violência física, familiar ou conjugal

Na desenvolvida Dinamarca, cerca de 25% das mulheres que se divorciam apontam a violência sofrida em casa como causa da separação.

Fonte:
http://www.geocities.com/Pentagon/Barracks/5300/crimes2.htm

Aumento da pobreza e/ou má distribuição de renda

Na Alemanhã, 10% da população mais rica detêm 47% das riquezas do país. Entre 1998 e 2003, a população considerada pobre cresceu de 12,1% para 13,5%.

Fonte:
http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,1506780,00.html

Nos Estados Unidos da América, “as famílias que se situam nos 20% mais ricos concentram mais de 50% da renda nacional, enquanto os 20% mais pobres ficam com 3,5%". Nos últimos 30 anos a população americana perdeu renda, exceto os 20% mais ricos, fazendo com que 12,5% destes fiquem dentro da faixa da pobreza, o que representa aproximadamente 37 milhões de cidadãos americanos.

Fonte:
http://www.cut.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=8095&sid=22

Estes são só alguns tristes exemplos que acontecem fora...ou também acontecem fora de Portugal.
O que estes países que aqui uso como exemplo não têm como similaridade com Portugal é o tal do 25 de Abril. Por isso, estas tristes estatísticas não podem estar relacionadas à grande Revolução dos Cravos muito menos à falta do Salazar e do continuísmo do Marcelo Caetano.
O que o 25 de Abril nos deu foi a possibilidade de criticar, questionar os políticos que nós elegemos, certos ou errados. Se concluído que errados, que não se vote neles de novo, só não se assuma a posição de não se ter culpa no cartório, como se um cidadão não fosse obrigatóriamente um político, participando do lado de lá ou do lado de cá das urnas.
O cidadão só não é naturalmente e por obrigação um político quando convive com uma ditadura, mas isso o 25 de Abril tirou todas as desculpas de se brincar às escondidas depois de adultos, entre adultos.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Reage Rio!!!

03/03/2007

Aproximadamente 1.000 pessoas se deitam na calçada da praia de Copacabana para simular as vitimas da violência na cidade do Rio de Janeiro em 2007. Foto: Bom Dia


17/03/2007

700 cruzes são enterradas na praia de Copacabana representando 700 pessoas assassinadas entre o dia 01/01/2007 e 15/03/2007 na cidade do Rio de Janeiro. Foto: Estadão

19/04/2007

1.300 rosas espetadas na praia de Copacabana representando as vítimas fatais só em 2007 na cidade do Rio de Janeiro. Foto: Gazeta do Povo

Um grupo de cariocas vem mostrando em manifestações o que faz doer os olhos e os corações de quem vê a sua forma de cobrar Paz para uma das mais belas e simpáticas cidades do Mundo. Sim, não basta pedir-se Paz. Há que se exigir Paz. Não se podem fazer eventuais desfiles pelas ruas do Rio, vestidos de branco, como estivéssemos pedindo aos bandidos que tivessem dó das pessoas de bem. Há que cobrar responsabilidades das autoridades Municipais, Estaduais e Federais para que a Paz e a segurança minima esperada para uma mega-capital mereça. É sabido que os problema plantados na cidade do Rio de Janeiro não ficam só na esfera de um prefeito. É sabido que nem a cidade e nem o estado do Rio de Janeiro fazem fronteira com outro país e que as armas e as drogas pesadas que estão na mão dos pequenos traficantes dos morros chegam de outros países. Chega de pedir clemência a bandidos. Há que pedir justiça a quem tem que garantir justiça.

Garganta do Diabo

Fonte da foto: Wikipedia

A Garganta do Diabo é como é chamado o conjunto de saltos mais famosos das Cataratas da cidade de Foz de Iguaçu, no Paraná, Brasil. Agora, representantes evangélicos do Centro de Integração da Família (CEIFA) fazem força e barulho para mudar o nome para Voz de Deus. Dizem que o nome atual pode confundir os turistas e criar um impressão negativa do lugar. Eu fico sem entender como é que pode ser este lugar o mais visitado do Paraná e um dos mais visitados do Brasil.
Com toda a certeza que Deus tem mais auto-confiança na própria obra do que os pastores que abraçaram esta causa.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Força

O que mantém viva uma criança de 5 meses que nasceu sem cérebro (anencefalia)? Tudo bem que o bebê ainda tem o tronco cerebral, que controla as funções do batimento cardíaco e a respiração, mas ainda assim a sobrivivência normal deste casos são de horas ou um dia após o parto. A sobrivivência até três meses de idade é de 1% dos casos, ou seja, algo muito raro.
“Ela sorri, pega o dedo, fica forçando”, garante Emílio Bertoni, provedor da Santa Casa. Segundo ele, o estado de saúde do bebê é “muito bom”. Há cerca de um mês, ela pegou uma gripe, mas logo se curou.
A Santa Casa de Patrocínio Paulista, a 432 km de São Paulo, na região de Ribeirão Preto, deu alta ao bebé, com o compromisso que a família fique morando próxima ao hospital, e emprestou os equipamentos que a criança precisa para se manter viva.
A mãe do bebê afirma que nunca pensou em interrupção da gravidez, embora soubesse da condição da filha desde os 4 meses de gravidez. Disse, logo após ao nascimento: "Ela pertence a Deus!"
Aparentemente Deus está querendo algo mais dessa família.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

No blogame mucho


A minha amiga Cila alertou-me para o post do "blogame mucho". Não pude deixar daqui fazer referência. Para visitar o dito blog, clique aqui!

domingo, 15 de abril de 2007

F1


Fonte da foto: F1 na WEB

O brasileiro Felipe Massa finalmente chega em primeiro, mas o inglês Lewis Hamilton continua sendo o novo show da F1 do momento. Chegou este ano à maior categoria do automobolismo e nas primeira três disputas subiu ao pódio em todas elas e é um dos três líderes do campeonato, ao lado do bi-Campeão Fernando Alonso, seu companherio na Mclaren, e do companheiro do Massa na Ferrari, Kimi Raikkonen.

Já o Felipe Massa, que se nesta prova de Bahrein mostrou maturidade e bom volante, mas que levou um banho do inglês Hamilton na prova passada na Malásia, mostra, pelo menos matemáticamente, que pode começar aqui a sua recuperação na busca do lugar que tinha como sendo o favorito antes de começar o campeonato, que é o de ser o Campeão de F1 de 2007.

Que a afobação do início de carreira e que de novo mostrou na prova da Malásia não atrapalhem o bom piloto Felipe Massa.

Manifestações...

Fonte da foto: UOL

Na Turquia, milhares vão à rua para dizerem não ao Islamismo como modelo de estado. Não a uma eventual Presidência do premiê Recep Tayyip Erdogan, que consideram não defender as primícias básicas da atual República da Turquia.

Fonte da foto: UOL

Na Rússia, mais de 250 presos em manifestação por uma “Outra Rússia”. A polícia do Presidente Putin prendeu inclusive o ex-campeão de xadrez Garry Kasparov, um dos organizadores da marcha, que clama por uma Rússia com direitos e liberdades fundamentais, por uma reforma eleitoral, pois na visão da oposição “a atual priva os russos de eleições livres". O governo antecipou que iria reprimir a marcha, só tendo liberado um comício na praça Turguenev.


Fonte da Foto : Pravda

Em Moçambique, estudantes e até reporter de um jornal local que fazia a cobertura, foram presos por terem feito uma manifestação pedindo a demissão do Ministro da Defesa, Gen. Tobias Dai, pelas consequências trágicas da explosão do Paiol de Mahlazine. Quem chora os mortos é preso!



quarta-feira, 11 de abril de 2007

O Tunes classificou de "jornalismo negro"


JORNALISMO NEGRO
O relato de um assalto no jornal «PÚBLICO» foi desclassificado, e muito bem, pelo João Tunes no seu blog "Água Lisa (6)". Visitem, pois infelizmente, devido ao tema, vale a pena a visita. Pelo blog, a visita vale sempre a pena.

Etanol X Chávez (Venezuela) X Lula (Brasil) X Bush (USA)

Fonte da Imagem: Anuários (Editora Gazeta)

A busca pelo álcool combústivel pelo primeiro mundo, o etanol, coloca em choque os interesse da Venezuela, um dos maiores produtores de petróleo do mundo, e dos Estados Unidos. Na verdade mais um ícone para aprofundar as diferenças entre estes dois países, ou entre os dois egos dos atuais presidentes dos países em questão.
No meio aparece o Brasil, país que partiu na frente em relação ao resto do mundo ao desenvolver esta tecnologia como combústivel motor.
Há uns anos, começam a se proliferar no país velhas usinas de álcool reformadas, e algumas novas. Países, como a Espanha, começam a bater aqui à porta com o objetivo de investirem no ramo. Fala-se em retorno para a economia deste país. Gosto da idéia da globalização da economia, mas não gosto muito da idéia dos malificios globalizados que ficam sempre os culpados de forma regionalizada.
Quando o Chávez, com certa demagogia, aponta como propósito de desestabilizasão da América Latina por parte do Bush quando da sua aproximação ao Lula no que se refere aos planos do etanol e responsabiliza o americano, ainda que desresponsabilizando o brasileiro, por trocar o plantio de cana-de-açucar e milho para alimentar os homens por alimentar carros, ele não deixa de ter uma certa, boa, razão.
No Brasil já se começa a se perceber, inclusive, a troca do plantio de soja por cana-de-açucar, com o objetivo de produção de álcool. Por aí, já podemos ver que não é só a inversão dos papeis da cana e do milho mas também a possibilidade da diminuição do plantio de soja. Outra consequência que me assusta, é que se não vierem de facto a substituirem o plantio de outras culturas, sinal de que novas terras serão cultivadas. Novas terras cultivadas quase sempre será sinônimo de devastamento de novas fatias de floresta, por incentivo de novas necessidades do planeta, que depois chora pelo desmatamento da Amazônia. E nesse momento a culpa é só do brasileiro. E depois os americanos gostam de dizer que a Floresta Amazônica é patrimônio mundial!
Mas, que o etanol pode ser uma grande alternativa para o petróleo como combústivel, tanto como uma tecnologia mais limpa, tanto como uma ótima saída econômica para países do terceiro mundo como o Brasil e muitos países africanos. Necessário é haver uma boa política de sustentação e de responsabilidades e não cair no conto do gaiato.

sábado, 7 de abril de 2007

Lazer familiar






Hoje, eu, a minha mulher e o meu filho mais novo, o Filipe, fomos ver o recém lançado filme de um dos personagens que mais me fazem rir, me tirando qualquer maior preocupação crítica em relação ao meio ambiente em que se passa o tema.
No que aqui no Brasil foi traduzido como «As férias de Mr. Bean» é um longa metragem que mantém o público em riso ou na expectativa da próxima risada. O côro das risadas de adultos e crianças, do qual as do meu filho e as nossas faziam parte, foram a melhor critica para o que viamos na telona.
Pelo o que dizem é esta a última aparição do Mr. Bean na grande tela. Uma pena!

Curitiba, cidade verde.



Fotos de Zé Paulo

Curitiba, capital do Paraná, como espaço geográfico urbano impressiona pelo cuidado no seu projeto pelo lado verde da cidade. Além de ruas arborizadas, é das capitais que conheço que mais parques a população tem para usufruir.
Se esta cidade tem como fama um povo frio no relacionamento inter-pessoal, de grande descendência europeia, os parques e o verde da mesma abraçam qualquer visitante ou mesmo habitante deste canto do sul brasileiro.

sexta-feira, 6 de abril de 2007

Em um país de emigrantes...


Fonte das Imagens: Grupo da Matola e Blog Chuínga

Se no Brasil, e em muitos outros países, colocassem um cartaz similar ao primeiro que aqui vemos, eu e alguns milhares, senão milhões, de portugueses estávamos lixados.
Nacionalismo, com tons de xenofobia, acaba por criar reações como o segundo cartaz que aqui vemos.

Treinando a Fé?

Fonte da foto: estadao.com.br


Como cristão, me pergunto quem tem o direito de educar uma criança na Fé cristã através do sacrifício? Esta imagem aconteceu em uma procissão, na cidade do México, festejando a Sexta-feira Santa, da Paixão de Cristo.

quarta-feira, 4 de abril de 2007

O espírito brasileiro.

Desconheço a fonte da foto. Recebi a mesma por e.mail

O atacante Romário, em uma contagem pessoal, embora assinada por alguns jornalistas reconhecidos no esporte brasileiro, está a um gol do miléssimo da sua carreira. Feito de poucos, dentro deles o Pelé, reconhecido por muitos como o maior jogador de futebol de todos os tempos.
No último jogo do Vasco da Gama, por onde joga atualmente o quarentão Romário, contra um dos seus ex-clubes, o Flamengo, um dos torcedores do time rival apresentou o "cartaz" que aparece na foto acima. Para os que visitam este blog e não sabem o que é GOL 1000, fica explicado que neste caso não é o "golo" que o Romário busca fazer, mas sim um modelo "popular" da Volkswagen fabricado no Brasil.

terça-feira, 3 de abril de 2007

No Chuinga, a IO homenageou Salgueiro Maia.



um cravo para Salgueiro Maia

Vá lá dar uma olhada, clicando aqui!