sábado, 14 de julho de 2007

No Pan, vaias ao Lula


A festa de abertura dos Jogos do Pan-Americano mostraram uma reação do público, a cada vez que o Presidente Lula era citado ou aparecia no telão no decorrer do evento, ao ponto de terem mudado de forma atrapalhada o protocolo desta já 15ª. festa do Pan- Americano e de outros eventos esportivos similares, como as Olimpíadas, que é o de ser o presidente da república, ou cargo similar, a declarar os jogos abertos.
Haviam no Maracanã aproximadamente 85 mil pessoas no público, onde uma grande parte participaram da vaia. Deste público, uma grande parcela, cariocas. Outra parcela de pessoas vindas de outros lugares do Brasil, além de uma parte de estrangeiros. Deixando os estrangeiros de fora, imagino que mais de 50% do público - para não errar por muito – vaiou o Lula. Há quem diga que não, que as vaias vinham de forma organizada, de lugar especifico das arquibancadas, não tenho a certeza, embora conhecendo o Maracanã saiba que um bom grupo de pessoas já se faz ouvir naquela imensidão de gente.
Mas comparando com os resultados da última avaliação feita pelo IBOPE, não faz sentido...ou talvez até faça. Vou só apresentar aqui duas das referências levantadas pelo IBOPE no início deste mês:

Como a população classifica o Governo Lula:

Ótimo - 50%
Regular - 32%
Ruim e péssimo - 18%

Desempenho individual do Lula

Aprova - Perto de 70%
Desaprova - Perto de 30%

Olhando estes dois indicadores recém avaliados e ouvindo as vaias, o que podemos entender? Era o espírito carioca brincalhão que ecoava nas vaias? A revolta dos cariocas com a alta violência na cidade transformou-se em vaias ao Presidente do país, em aplausos parciais ao governador do estado Sergio Cabral e aplausos efusivos ao prefeito do Rio, Cesar Maia, este anti-Lula até debaixo d'água? Estavam no Maracanã na sua maioria os representantes dos 18% do primeiro indicador e dos 30% do segundo indicador da avaliação feita pelo IBOPE no início deste mês?!
Cada um que tire as suas conclusões, mas pessoalmente continuo vibrando com a festa de abertura do Pan-Americano, com a democracia que parte do povo ali presente demonstrou e o próprio Lula comprovou, e pela continuação da até agora bela festa do esporte.

*Já dizia o velho e falecido Nelson Rodrigues: "no Maracanã vaia-se até minuto de silêncio"

Nenhum comentário: