domingo, 3 de junho de 2007

Respeito pela democracia e por quem a respeita!


O Congresso Brasileiro, através do Senado, aprovou um requerimento com um pedido que o presidente da Venezuela devolva a concessão ao canal oposicionista RCTV. É evidente que foi esta uma atitude que não tem nada de efeitos legais, em questões internacionais, mas não tem nada de ilegal. O que tem é um fundo conceitual extremo de marcar uma posição democrática de uma instituição de um país que hoje, com todos os defeitos que possa ter, tem uma das maiores democracias mundiais perante um governo na América Latina, no caso da Venezuela, que vem mostrando que vai-se afastando cada vez mais de um bem de qualquer povo, que é a democracia. Pior do que isso, é perceber que Hugo Chavez além de se achar melhor do que a própria democracia, se acha a "última bolacha do pacote" ao ponto de criticar ferozmente uma instituição democrática que o recebeu neste país quando das suas visitas ao território brasileiro, por defender o que ele mais teme, que é a democracia. Classificou o Congresso Brasileiro de estar debaixo de ordens do Congresso Americano, além da brincadeira ao dizer que seria mais fácil o Brasil voltar a ser colônia de Portugal do que devolver a concessão à RCTV.
Renan Calheiros, Presidendte do Senado, do PMDB, figura de centro-esquerda para alguns, para outros de centro-direita – isto de ser de centro é díficil de definir – e Arlindo Chinaglia, do PT, este de esquerda, mas ambos com espírito democrático, logo reagiram mostrando o repúdio às declarações do Presidente Venezuelano.
Já o Presidente Lula, quando pego de supresa em visita à Inglaterra, deu uma vacilada quando disse que ele Lula tinha que tratar dos assuntos do Brasil e o Chavez tinha que tratar dos da Venezuela. Depois acabou dizendo que o governo brasileiro tinha uma boa relação com a imprensa do país. Só mais tarde, através do Itamaraty (Relações Exteriores) acabou solicitando o comparecimento do Embaixador da Venezuela em Brasília para que este explicasse as declarações do Presidente do seu país. E aí foi-se abafando daqui, dali e parece que o MERCOSUL passou de novo a ser mais importante do que lutar pelo fortalecimento das democracias na América Latina.
No entanto, não percebi alguma vez o Lula questionar o perigo que a democracia atravessa na vizinha Venezuela. Que ele já percebeu, todos sabemos. Pena é que mais uma vez um presidente brasileiro entre na linha da neutralidade dos problemas políticos mundiais, e neste caso ainda pior por se tratar de um problema muito próximo do nosso território.
Há que se definir, por parte do governo brasileiro, uma posição sobre a ditadura que se está instalando na Venezuela. Há que se deixar claro para o mundo que aqui se respeita a democracia e quem a respeita.
Até parece algo como Moçambique em relação ao Mugabe do Zimbabwe. Sina esta!

2 comentários:

Anônimo disse...

Moçambique aceita Mugabe, Brasil não se define e assume uma posição com relação ao Chavismo. E a Venezuela troca tapinhas com outro ditador...do Irã. Estou de acordo contigo. " Quem cala consente..."
Tal como esse ditado popular serve para as pessoas normais, encaixa-se neste caso para mostrar e declarar a honestidade de princípios das Nações.

Anônimo disse...

Mas que linda fotografia, fotografia, Zépito!
Um beijo, bloguista 15.