terça-feira, 19 de junho de 2007

Tráfego internacional X Crime local

Notícia que transcrevo abaixo do site da Gazeta do Povo mostra que a solução dos problemas do Rio de Janeiro e de outras capitais do Brasil começam com operações como aqui relatadas. O grande tráfego de drogas pesadas vem de fora do país, do qual o Rio de Janeiro, cidade e estado, não fazem fronteira com nenhum país vizinho. É hipocrisia acreditar e cobrar dos governos municipais e estaduais as soluções de problemas que começam no controle de fronteiras e que depois se escondem atrás da pobreza, pobreza essa usada na sua grande maioria como escudo humano dos mafiosos internacionais e alguns graúdos nacionais.
É em operaçoes conjuntas entre os países, como esta, que se obterá resultados palpáveis, tanto no Brasil como nos países vizinhos. Só que é necessário mais vontade política por parte do governo federal brasileiro e dos nossos vizinhos para que isto aconteça com mais regularidade. Afinal, 450 quilos hoje como sendo a maior apreensão em uma operação conjunta entre Brasil e Paraguai depois dos 343 quilos flagrados em 1990 (17 anos atrás) é muito pouco, tanto em volume de quilos como de eficiência de flagrantes quando sabemos que o Paraguai e o Brasil são rota mundial do tráfego de cocaína.
________________________________________
MUNDO DROGAS 19/06/2007 - 19h10
Paraguai apreende carga recorde de cocaína na fronteira com o Brasil
por REUTERS

A Secretaria Antidrogas do Paraguai (Senad) confirmou nesta terça-feira (19) que um carregamento de cocaína descoberto na fronteira com o Brasil era de 450 quilos, tornando-se a maior apreensão da droga na história do país.O procedimento foi realizado na segunda-feira em conjunto com a Polícia Federal brasileira, em uma localidade muito perto da cidade de Pedro Juan Caballero, a cerca de 550 quilômetros ao norte de Assunção, na fronteira com o Brasil.O carregamento, cujo valor é de cerca de US$ 3 milhões (R$ 6 milhões), estava em três caminhonetes, informou um comunicado da Senad.Também foram presas outras três pessoas, uma delas brasileira, supostamente encarregadas de levar a droga até o Brasil. Os agentes apreenderam os veículos, várias armas de fogo, dinheiro e cheques. Segundo o comunicado, a carga de cocaína "tinha origem colombiana e tinha sido levada até o Paraguai para o tráfico internacional mediante uma organização de traficantes libaneses que operam na zona".Trata-se do maior carregamento de cocaína apreendido no país depois dos 343 quilos flagrados em 1990.

Nenhum comentário: