domingo, 9 de dezembro de 2007

Cimeira África-Europa

Origem da imagem: Promikatur


Se a idéia era discutir “entre iguais” alguns temas de cooperação entre continentes com laços históricos e culturais, ainda estou na expectativa dos reais resultados do mega encontro. Favor, quem puder, usem os comentários para melhor deixarem-me informado.
Mas a reação “chavista” na versão africana do sr. Mugabe do Zimbabwe em relação às acusações feitas sábado pela chanceler alemã, Angela Merkel, - que disse entre outras coisas em relação ao governo de Mugabe, “Esta situação mancha a imagem da nova África” - chegam quase a estragar as grandes lutas dos hoje países independentes. Inclusive confundindo os mais distraídos, e aos que estavam agarrados à teta do colonialismo do Séc. XX vibrando com estas tiradas. Disse ele: “Nós não temos uma democracia há 100 anos. Tivemos de lutar por ela no nosso país...”
Se é verdade que na antiga Rhodésia não se tinha o que se podia classificar de democracia e a independência era um tanto branca, não é verdade que o sr. Mugabe tenha estabelecido tão rico e justo sistema em terras do Zimbabwe.

Um comentário:

Anônimo disse...

Rober Mugabe é o Chaves de Africa. O Caudilho Africano, nos moldes dos antiigos governantes africanos, que em nome de um pseudo governo do Povo, cada vez mais cortam os direitos mais elementares da democracia. Um egocêntrico com poder, que muitos governos por falta de coragem política fingem não ver.

Um governante que pareceu um dia ser o exemplo da Nova Africa deixou cair o véu onde sempre se escondeu o Grande Ditador.
"I have a dream one day" Zimbawe will be a democratic Country!

Antonio G.¬emos