quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Enquete “... votem no seu blogue para ‘y’ prêmio.”




Deixei no ar uma enquête por trinta dias onde fazia o seguinte questionamento: “O que você acha do bloguista que faz campanha para que votem no seu blogue para “y” prémio?”
O resultado ficou assim:
1- 62% - Acharam que esse bloguista merece a medalha de cara de pau
2- 28% - Acharam que é esta uma postura normal do bloguista
3- 08% - Acharam que tem o bloguista uma postura virtual

É claro que não é esta uma avaliação cientifica, mas acaba mostrando algo. Mostra por exemplo que 28% dos votos acreditam que seja normal se pedir aos amigos para que votem no seu blogue para que depois se possa colocar um logotipo de um prêmio qualquer no seu site para que ao abrir a sua página o seu ego seja profundamente e virtualmente esfregado.
O meu voto foi no do perfil de uma pessoa virtual, e como virtual nem mesmo uma “medalha de cara de pau” chega a merecer esta pessoa. Ganhar um prêmio porque os leitores têm a iniciativa de votarem em um espaço é sim um motivo de orgulho, mas não consigo ver como se pode ter orgulho de uma marca no seu espaço porque alguém votou em cima de uma campanha como se tivesse envolvido em eleições políticas. Só vejo acontecer isso motivado por valores extremamente virtualizados, onde as pessoas assumem uma postura na internet, seja através de blogues ou de grupos de encontro (fóruns e/ou similares) que normalmente nada têm a haver com o seu dia a dia nas estradas da vida real. Fazem, infelizmente, da internet uma viagem de fantasias pessoais.
Na verdade já questiono muito desses prêmios organizados por muitos – não todos – bloguistas ou sites afins, porque na maioria das vezes estão vinculados com a publicidade de produtos ou mesmo dos blogues organizadores. Acontece então que um grande cardume acaba caindo na rede dessa gente. Aí o mundo virtual começa a se mostrar real e nada ingênuo como mandam as regras do mundo real.

Nenhum comentário: