quarta-feira, 2 de maio de 2007

1 de Maio

Fonte: http://www.geocities.com

1 de Maio, em grande parte do Mundo se festeja o Dia do Trabalhador, pelos trabalhadores, e o Dia do Trabalho pelos empresários, sendo feriado na maior parte destes países.
Tudo bem que um não vive sem o outro, mas não devemos esquecer que esta data comemorativa foi criada a partir da iniciativa da Internacional Socialista (1889), em Paris, de adotar esta data para lutar pela diminuição da carga horária dos trabalhadores pelo mundo, devido a uma manifestação de trabalhadores em 1886 em Chicago, USA, quando estes lutavam pela diminuição da carga horária para oito horas / dia. Esta manifestação acabou por se transformar em outras manifestações nos dias seguintes, onde houve a interferência da polícia, acabando por haver mortes e feridos tanto do lado dos manifestantes como da própria polícia, o que ficou conhecido como Revolta de Haymarket.
Depois do 25 de Abril de 1974, em Portugal se festeja o Dia do Trabalhador também a 1 de Maio. Até então se festejava o Dia do Trabalho neste mesmo dia.
Em tempo, os Estados Unidos da América é um dos países que não se festeja o Dia do Trabalhador.

Nenhum comentário: