domingo, 30 de dezembro de 2007

Señora Carmen

Pensei em desenvolver um texto sobre a cultura galega para justificar o clip da Señora Carmen. Mas seria sair do foco. Afinal, mesmo que dentro da importante cultura galega, o que me impressionou de facto foi a vivacidade de uma senhora de 82 anos em um clip de grande suavidade.
.
.

Señora Carmen - Na flor dos meus anos
.
* Torço que esta Senhora toque o coração da gente de Almada que usa um IP tão conhecido.

Feliz 2008!

Um Feliz 2008,com muita Paz, Saúde, pouco egoísmo e muitos desejos realizados no nosso planeta, aqui representados no post por 4 países super importantes para mim e pessoas ligadas.



Brasil


Portugal


Suiça


Moçambique (Bilibiza)

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Mataram Benazir ou criaram um ícone?


Hoje a democracia foi ferida mortalmente com um crime em terras paquistanesas. O radicalismo matou uma mulher, bonita, amada por muitos, questionada por outros e odiada por outros tantos, mas que mostrou nestes últimos tempos muita coragem pela luta do que acreditava ser essencial para o seu país, a democracia.
Não sei se era santa, não sei se era a melhor alternativa para o Paquistão, mas pressinto que acabaram de criar um ícone pela luta das democracias do planeta. Creio que os radicais ao matarem Benazir Bhutto deram um tiro no pé, muito maior do que ao derrubarem torres gêmeas em terras do Tio Sam.
Que Benazir esteja em Paz!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Enquete “... votem no seu blogue para ‘y’ prêmio.”




Deixei no ar uma enquête por trinta dias onde fazia o seguinte questionamento: “O que você acha do bloguista que faz campanha para que votem no seu blogue para “y” prémio?”
O resultado ficou assim:
1- 62% - Acharam que esse bloguista merece a medalha de cara de pau
2- 28% - Acharam que é esta uma postura normal do bloguista
3- 08% - Acharam que tem o bloguista uma postura virtual

É claro que não é esta uma avaliação cientifica, mas acaba mostrando algo. Mostra por exemplo que 28% dos votos acreditam que seja normal se pedir aos amigos para que votem no seu blogue para que depois se possa colocar um logotipo de um prêmio qualquer no seu site para que ao abrir a sua página o seu ego seja profundamente e virtualmente esfregado.
O meu voto foi no do perfil de uma pessoa virtual, e como virtual nem mesmo uma “medalha de cara de pau” chega a merecer esta pessoa. Ganhar um prêmio porque os leitores têm a iniciativa de votarem em um espaço é sim um motivo de orgulho, mas não consigo ver como se pode ter orgulho de uma marca no seu espaço porque alguém votou em cima de uma campanha como se tivesse envolvido em eleições políticas. Só vejo acontecer isso motivado por valores extremamente virtualizados, onde as pessoas assumem uma postura na internet, seja através de blogues ou de grupos de encontro (fóruns e/ou similares) que normalmente nada têm a haver com o seu dia a dia nas estradas da vida real. Fazem, infelizmente, da internet uma viagem de fantasias pessoais.
Na verdade já questiono muito desses prêmios organizados por muitos – não todos – bloguistas ou sites afins, porque na maioria das vezes estão vinculados com a publicidade de produtos ou mesmo dos blogues organizadores. Acontece então que um grande cardume acaba caindo na rede dessa gente. Aí o mundo virtual começa a se mostrar real e nada ingênuo como mandam as regras do mundo real.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Música Celestial mais rica

Com a ida de Oscar Peterson o mundo Celestial ganhou um rei do jazz puro. A vantagem é que gente desta categoria nunca nos deixa porque aqui fica para sempre plantada a sua obra.




Oscar Peterson Trio '85 - Cakewalk

sábado, 22 de dezembro de 2007

Desmatamento localizado por interesses globalizados

Fonte da imagem: Ambiente em Foco


“A fé remove montanhas...mas os ecologistas são contra.”
(Frase de pára-choque de caminhão, Brasil)

O desmatamento da Amazônia cresceu 10% nos últimos 4 meses se comparado a 2006. Estes são dados aceitos pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil, embora a serem confirmados. As principais causas seriam o aumento das áreas de plantio de soja e cana-de-açúcar.
O combustível limpo entrando na área do alimento, a área do alimento ceifando o verde? Incentivados por quem? Pelo povo da região da Amazônia ou pelas grandes multinacionais de países que virão questionar se o pulmão do mundo não deverá ser patrimônio do planeta? O que é que andaram mesmo a resolver nas últimas cimeiras e nas assinaturas de protocolos vinculados ao meio ambiente?

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Ainda o plágio na gráfica da UEM

Fonte da Imagem: ForEverPemba
.
Lembrou-me o Jaime do ForEverPemba que faz um mês que surgiu a história do plágio da capa do livro "Lied para Yonnis-Fred e Maelle", de Rafael da Conceição, editado pela gráfica da UEM. O tal plágio feito dentro da própria gráfica, pois teria sido também editado o livro que usurpou a arte da capa em questão na mesma editora. Mas pelas perguntas que o Jaime deixa no seu post, no ForEverPemba, parece que também haverá uma outra editora, esta sul-africana, envolvida na edição do livro usuário de capas alheias.
Isto de não sabermos a verdade, clara, sem rodeios, nos faz viajar em todas as possibilidades, até possivelmente em coisas piores das que a própria vergonha de se conviver com o plágio sem se dizer uma palavra.
Fico de queixo caído como não consegui ver nada na imprensa moçambicana sobre este caso. Talvez também ache a imprensa que seja este um caso sem importância, que nem "mortes" causou. Talvez só a morte de jornalistas seja um facto jornalístico, ou a explosão de um paiol. Os conceitos respeitáveis e a falta deles nem se deve discutir, não são importantes. Questões éticas não devem ser motivos de preocupação. As mortes, estas sim, só estas, pois afinal estas roubam espaços urbanos para sepultar os cadáveres. O resto, parece que já nasce morto, dentro das instituições do estado e de quem teria força para questionar essas instituições. Como se por trás de mortes de facto não houvessem antes desvios de moral e de ética.
O Rafael que não se rale com a arte da sua capa, e quando escrever o próximo livro que faça um trabalho de pesquisa, talvez na própria UEM ou na internet, e use a idéia de um terceiro. Não gaste a sua criatividade à toa. É pura perda de tempo. Só vá com um certo cuidado. Não vá plagiar um plágio. Não vá que o primeiro plagiador se sinta ofendido!

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Wazimbo é show...

domingo, 9 de dezembro de 2007

Cimeira África-Europa

Origem da imagem: Promikatur


Se a idéia era discutir “entre iguais” alguns temas de cooperação entre continentes com laços históricos e culturais, ainda estou na expectativa dos reais resultados do mega encontro. Favor, quem puder, usem os comentários para melhor deixarem-me informado.
Mas a reação “chavista” na versão africana do sr. Mugabe do Zimbabwe em relação às acusações feitas sábado pela chanceler alemã, Angela Merkel, - que disse entre outras coisas em relação ao governo de Mugabe, “Esta situação mancha a imagem da nova África” - chegam quase a estragar as grandes lutas dos hoje países independentes. Inclusive confundindo os mais distraídos, e aos que estavam agarrados à teta do colonialismo do Séc. XX vibrando com estas tiradas. Disse ele: “Nós não temos uma democracia há 100 anos. Tivemos de lutar por ela no nosso país...”
Se é verdade que na antiga Rhodésia não se tinha o que se podia classificar de democracia e a independência era um tanto branca, não é verdade que o sr. Mugabe tenha estabelecido tão rico e justo sistema em terras do Zimbabwe.

Pavão Misterioso

O Grupo Vozes faz uma bela interpretação de uma antiga músida da MPB, do desaparecido Ednardo, que me marcou talvez por ter surgido no meu início de vida no Brasil. Além de ser uma bela melodia com uma bonita poesia, apareceu de uma das melhores e ainda interessantes novelas "globais", Saramandaia.


.
Abertura da Novela Saramandaia, da TV Globo em 1976.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

NÃO venezuelano para Hugo Chávez.

Fonte da imagem: www.pilarrahola.com


Fui dormir em clima de luto, acordei a ouvir o noticiário matinal da TV e a perguntar-me se não estraia a sonhar: afinal o "NÃO" na Venezuela dava sobrevida à democracia desse país e da América Latina.


Viva a Democracia!

domingo, 2 de dezembro de 2007

Pêsames


Aparentemente, pelo o que fontes noticiam, o que me resta fazer é dar os pêsames aos democratas venezuelanos. As reformas da constituição propostas pelo Hugo Chávez parece que foram aprovadas no plebiscito de hoje por uma diferença de 6% a 8%!