tag:blogger.com,1999:blog-6634433728894388256.post6403400616496198129..comments2017-01-02T21:57:09.933-02:00Comments on Lanterna Acesa: Cotas para universidades, integração ou desintegração social?Zé Paulo Gouvêa Lemoshttp://www.blogger.com/profile/16687809631960254635noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-6634433728894388256.post-24363236755117629742008-02-02T11:02:00.000-02:002008-02-02T11:02:00.000-02:00Muito bem analisado esta questão. Acho que o pater...Muito bem analisado esta questão. Acho que o paternalismo não ê o caminho a ser tomado para que vários segmentos raciais e sociais de uma sociedade possam alcançar um lugar na universidade e melhor futuro profissional.<BR/>O combate e prevenção contra essa desigualdade deve começar já nas creches, escolas primárias e segundárias. Dando apoio financeiro às familias menos favorecidas econômicamente, independentemente se são de origem índia, afro, européia ou asiática. <BR/>Há que melhorar o ensino pseudo-liberal atual das escolas públicas que resolveu que reprovar quem não estuda - por preguiça ou por ter menos chances e estruturas sociais - é um injustiça maior do que simplesmente aprovar, mesmo sem qualificações. Prorrogando assim um problema que deveria se resolver na raiz, ao invés de deixarmos alunos se iludirem na base de suas vidas até esbarrarem com realidade dura na sua adolescência.<BR/><BR/>Ensino é direito de todos e dar condições sociais e financeiras para o exercício desse simples direito, é dever de todo o Estado que se diga responsável.<BR/><BR/>O Estado que não investe sério e conseqüente na Educação de seu povo, está criando "bombas de duas pernas" para a sociedade futura do seu país. <BR/>Veja-se a violência social, que comprovadamente tem aumentado na faixa de idade adolescente (sem futuro profissional). Independentemente do país ou continente que se queira analisar, vemos que a nossa geração, nascida nos anos 60, fracassou nesse sonho de se alcançar muitas igualdades humanas, que nos foram proibidas na nossa adolescência.<BR/><BR/>Em nome de um pseudo-liberalismo, a classe dos intelectuais e governantes de hoje, criada nas barricadas por mais direitos do passado, se acomodou em frente ao espelho de si mesmo. Desenvolveu uma linguagem eloqüente em que só nós entendemos, e que na prática muito pouco fez por quem acreditamos ter direito.<BR/><BR/>A Utopia de direito de educação de bom nível para todos não virou realidade. Nesse campo o Estado fracassou porque não cumpriu o seu dever como Tutor dos que suam pesado horas e anos a fio, e nada ganham em troca por esse esforço.<BR/><BR/>Antonio MariaAnonymousnoreply@blogger.com